VIEIRA,
Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia. Gestão Escolar e Tecnologias:
Formação de Gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação. Disponível em: <http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto01.pdf>
Resumo:
O
autor faz uma análise conceitual para diferenciar os termos conhecimento, de
dados e de informação e menciona as formas de se transformar dados em
informação.
Cita
os computadores como aliados na transformação de dados em informações
comandados por seres humanos para que tenham sentido.
Descreve
que o conhecimento deriva de informações.
Apresenta estudo das análises das rotinas
escolares como forma de obter conhecimentos e deve fluir no ambiente com
tecnologias por meio de reflexões através da cultura da colaboração entre a
equipe e propiciadas pelo gestor em serviço propiciando disseminar informações.
2) Citações principais do texto:
"Sabemos
dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o
aluno(...) esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os
conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia(...)"(p.1)
"Os dados são
conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos."(p.1)
"(...) a
informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é
uma mensagem.(...) O objetivo de uma informação é o de influir na maneira de
quem a recebe, de interpretar alguma coisa em decorrência do impacto que ela
lhe ocasiona. (p.2)
"(...)fazer
esse salto de dado para informação, podemos mencionar: - Contextualização, -
Categorização, Cálculo, Correção e Condensação(...)" (p.2-3)
"Computadores
podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações".(p.3)
"(...)conhecimentos
derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados. A
capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por
uma máquina, sem a interferência da mente humana(...)"(p.4)
"(...)transformar
informação em conhecimento(...)deve haver: comparação, consequências, conexões,
conversação(...)" (p.4)
"(...)a
obtenção de conhecimento aplicado nas organizações escolares,(...) é o estudo e
a análise de suas rotinas(...)" (p.5)
"(...)ter um
ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos
que criar condições para que (...) possa ser acessado, (...) ou a partir de
reflexões que realizam a respeito de rotinas e procedimentos já estruturados em
uma instituição escolar."(p.5)
"(...)um
ambiente informatizado (...)como objetivo gerenciar dados e informações devem:
começar pela organização das informações, iniciar com um projeto-piloto,
trabalhar em múltiplas frentes, não adiar(...) estudos relativos a aspectos que
temos a certeza que são problemáticos(...), conquistar (...) o
envolvimento da organização."
(p.5-6)
"(...)ambientes
informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá
considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a
cultura de colaboração existente."(p.6)
"A
implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na
escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura
escolar."(p.6)
"(...)ingredientes-chave
para implementação eficaz de sistemas nas escolas(...):1) criação do contexto
para a TI; 2) desenho de sistemas de TI; 3) instalação do sistema de TI que vai
ser utilizado."(p.7)
3) Comentários(parecer e crítica):
Concordo quando Vieira diz que a
tecnologia deve ser vista como aliada do processo de transformação nas
instituições educacionais somente quando utilizada de maneira a produzir
conhecimentos com base nas informações
coletadas. Com base em minhas próprias experiências envolvendo TICs (como
aluna,formadora e docente), as tecnologias devem ser vistas como instrumentos
que facilitem as transformações de maneira positiva, contudo não podem ser
tidas como fundamentais para que ocorram mudanças de pensamento dentro do
grupo.
A ação humana é primordial para que as
tecnologias sejam utilizadas para o bem comum, afinal, muitas já foram
utilizadas para levar mazelas a humanidade e são capazes de destruí-la quando
mal administradas.
O trabalho com tecnologias deve partir
de uma organização preliminar e bem estruturada e cabe ao gestor, o conquistar
da organização para que a implantação das mesmas obtenham sucesso junto a
instituição.
A cultura do trabalho colaborativo e reflexivo
deve ser favorecido dentro da instituição (formação em serviço), favorecendo a
disseminação das informações dentro e fora da escola através do envolvimento de
toda a comunidade escolar. pois a escola não deve ser vista como um sistema e
sim como uma organização formada por pessoas diferentes e que podem contribuir
para melhorias profundas e significativas dentro da mesma.
A meu ver, para que as TICs dentro da
organização sejam aceitas, faz-se necessário a formação em serviço com a teoria
aliada a prática. Além disso, seria necessário a disponibilização de
funcionários (líderes/colaboradores) que auxiliassem a implementação junto
aqueles que tem mais dificuldade com as mesmas em seu cotidiano. Quando temos
"medo" do novo, fica difícil compreendê-lo e torná-lo parte de nossa
vida.
4)Questionamentos (questões levantadas e
dúvidas):
Diante do que foi supracitado, como
fazer com que funcionários que apresentem um elevado grau de isolamento, dentro
das organizações, passem a desenvolver a cultura de colaboração e aconteçam
mudanças significativas no trabalho
diário dentro da escola?Como viabilizar a criação de ambientes informatizados
em organizações que não possuem tal equipamento de maneira a atender todas as
áreas (administrativa e pedagógica)?Quais questões seriam fundamentais
para o trabalho do gestor junto ao
desenvolvimento pessoal dentro da organização?
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