Fichamento 1

VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia. Gestão Escolar e Tecnologias: Formação de Gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Disponível em: <http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto01.pdf>

Resumo:
O autor faz uma análise conceitual para diferenciar os termos conhecimento, de dados e de informação e menciona as formas de se transformar dados em informação.
Cita os computadores como aliados na transformação de dados em informações comandados por seres humanos para que tenham sentido.
Descreve que o conhecimento deriva de informações.
 Apresenta estudo das análises das rotinas escolares como forma de obter conhecimentos e deve fluir no ambiente com tecnologias por meio de reflexões através da cultura da colaboração entre a equipe e propiciadas pelo gestor em serviço propiciando disseminar informações.

2) Citações principais do texto:

 "Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno(...) esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia(...)"(p.1)

"Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos."(p.1)

"(...) a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem.(...) O objetivo de uma informação é o de influir na maneira de quem a recebe, de interpretar alguma coisa em decorrência do impacto que ela lhe ocasiona. (p.2)

"(...)fazer esse salto de dado para informação, podemos mencionar: - Contextualização, - Categorização, Cálculo, Correção e Condensação(...)" (p.2-3)

"Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações".(p.3)

"(...)conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados. A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana(...)"(p.4)

"(...)transformar informação em conhecimento(...)deve haver: comparação, consequências, conexões, conversação(...)" (p.4)

"(...)a obtenção de conhecimento aplicado nas organizações escolares,(...) é o estudo e a análise de suas rotinas(...)" (p.5)

"(...)ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que (...) possa ser acessado, (...) ou a partir de reflexões que realizam a respeito de rotinas e procedimentos já estruturados em uma instituição escolar."(p.5)

"(...)um ambiente informatizado (...)como objetivo gerenciar dados e informações devem: começar pela organização das informações, iniciar com um projeto-piloto, trabalhar em múltiplas frentes, não adiar(...) estudos relativos a aspectos que temos a certeza que são problemáticos(...), conquistar (...) o envolvimento  da organização." (p.5-6)

"(...)ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente."(p.6)

"A implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar."(p.6)

"(...)ingredientes-chave para implementação eficaz de sistemas nas escolas(...):1) criação do contexto para a TI; 2) desenho de sistemas de TI; 3) instalação do sistema de TI que vai ser utilizado."(p.7)

3) Comentários(parecer e crítica):
Concordo quando Vieira diz que a tecnologia deve ser vista como aliada do processo de transformação nas instituições educacionais somente quando utilizada de maneira a produzir conhecimentos  com base nas informações coletadas. Com base em minhas próprias experiências envolvendo TICs (como aluna,formadora e docente), as tecnologias devem ser vistas como instrumentos que facilitem as transformações de maneira positiva, contudo não podem ser tidas como fundamentais para que ocorram mudanças de pensamento dentro do grupo.
 A ação humana é primordial para que as tecnologias sejam utilizadas para o bem comum, afinal, muitas já foram utilizadas para levar mazelas a humanidade e são capazes de destruí-la quando mal administradas.
O trabalho com tecnologias deve partir de uma organização preliminar e bem estruturada e cabe ao gestor, o conquistar da organização para que a implantação das mesmas obtenham sucesso junto a instituição.
 A cultura do trabalho colaborativo e reflexivo deve ser favorecido dentro da instituição (formação em serviço), favorecendo a disseminação das informações dentro e fora da escola através do envolvimento de toda a comunidade escolar. pois a escola não deve ser vista como um sistema e sim como uma organização formada por pessoas diferentes e que podem contribuir para melhorias profundas e significativas dentro da mesma.
A meu ver, para que as TICs dentro da organização sejam aceitas, faz-se necessário a formação em serviço com a teoria aliada a prática. Além disso, seria necessário a disponibilização de funcionários (líderes/colaboradores) que auxiliassem a implementação junto aqueles que tem mais dificuldade com as mesmas em seu cotidiano. Quando temos "medo" do novo, fica difícil compreendê-lo e torná-lo parte de nossa vida.
 4)Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):

Diante do que foi supracitado, como fazer com que funcionários que apresentem um elevado grau de isolamento, dentro das organizações, passem a desenvolver a cultura de colaboração e aconteçam mudanças significativas  no trabalho diário dentro da escola?Como viabilizar a criação de ambientes informatizados em organizações que não possuem tal equipamento de maneira a atender todas as áreas (administrativa e pedagógica)?Quais questões seriam fundamentais para  o trabalho do gestor junto ao desenvolvimento pessoal dentro da organização?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: