Fichamento 2

ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola. Disponível em:

Resumo
A autora informa que as TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação inicialmente tinham como única função, agilizar o controle e a gestão técnica dentro da organização escolar e posteriormente, começaram a participar da dinâmica da sala de aula, mas sem real integração às atividades. Apesar disso, essas atividades contribuíram, segundo a autora, para expandir o acesso à informação atualizada e criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação e promovam novas relações, ultrapassando os muros escolares e favorecendo mudanças em seu interior.
Destaca que as mudanças futuras não podem ser catalizadas por meio das TIC,nem por métodos e estratégias de ensino ou gestão se não há superação dos desafios do presente.
Evidencia a importância de se criar comunidades colaborativas que privilegiem a criação de redes de conhecimentos através do intercâmbio e qualidade da interação e leve o educador a identificar, analisar e buscar soluções e alternativas às problemáticas em sua atuação, na escola, no sistema educacional e na sociedade.
Prioriza a importância de desconstruir a dicotomia entre pedagógico e o técnico-administrativo e enfatizar o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico e a formação do dirigente da escola de maneira colaborativa e integrada com as TIC no processo de ensino e aprendizagem de maneira presencial e utilizando AVA- ambiente virtual de aprendizagem e cita o trabalho realizado nessa formação pelo ProInfo/MEC.


Pontos importantes

"As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica(...)"(p 1)

"(...)o uso das TIC na escola(...)contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, (...)para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação; permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola(...)o que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior." (p.1)

 “(...) não adianta preparar os alunos para o amanhã que não se conhece, se o presente, por si mesmo, constitui um grande desafio a ser superado”.( p 2)

"(...)com o domínio dos recursos tecnológicos e com a prática pedagógica com as TIC, o educador terá a oportunidade de identificar e analisar as problemáticas envolvidas em sua atuação, na sua escola, no sistema educacional e na sociedade, bem como participar de comunidades que buscam encontrar alternativas para superar tais problemáticas com base em novos paradigmas e metodologias(...)"( p.2)

"(...)as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de decisões; a realização de atividades colaborativas, cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade; o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica; a representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva aprendizagem."( p.3)

"(...)o Programa Nacional de Informática na Educação - (ProInfo), desenvolve um amplo programa de formação baseado em concepções sócio-construtivistas de ensino, aprendizagem e conhecimento, que englobam cursos, presenciais e a distância, de especialização lato sensu e formação continuada para preparar professores-multiplicadores, que assumem a formação de professores das escolas."(p.3)
"A superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, instalada na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola(...)" (p. 4)

"A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização(...)o sucesso desta incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar(...)" ( p 4)

(...)o papel do gestor não é apenas o de prover condições para o uso efetivo das TIC em sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional." (p. 5)
"(...)redes colaborativas de aprendizagem, permitem aos participantes trocar informações e respectivas experiências(...) (p.6)

3) Comentários(parecer e crítica):
Concordo quando Almeida destaque que os computadores contribuem para expandir o acesso à informação. Essa TIC deve auxiliar na agilização da comunicação dentro e fora da organização escolar, de modo a promover  uma rede colaborativa que crie momentos de reflexão e interligação entre a área administrativa e pedagógica e entre gestores, docentes, discentes e demais membros da comunidade escolar.
Dessa maneira,  o domínio tecnológico das TIC dentro da organização escolar, deve promover identificação e análise de problemáticas que envolvam a atuação docente, da organização, do sistema educacional e social de maneira a buscar soluções alternativas que possibilitem melhorias significativas no contexto escolar.
O primeiro passo para a apropriação do computador de maneira a promover o aprendizado e não o ensino,  é admitir que não se domina a TIC e procurar auxílio junto aqueles que as compreendem. Como exemplo, cito o quadro digital que  foi introduzido na escola que atuo. Tentamos  compreendê-lo sem sucesso (como instalar?);  o gestor buscou junto ao NTE, profissionais que tinham domínio dessa TIC e os mesmos foram até nossa escola, instalaram e deram uma pequena palestra de como utilizá-lo. Fui uma das contempladas, pois tenho facilidade em aprender sobre o assunto e gosto de promover momentos de estudos teóricos e práticos junto ao grupo.
Agora, agendamos momento para formação de todo o grupo de professores e me prontifiquei a auxiliá-los no processo. Dessa maneira, essa TIC, bem como a soma com as demais existentes, sempre entrará pela porta da frente em nossa escola.






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