ALMEIDA.
Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola. Disponível em:
http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto22.pdf.
Acesso em: 30 de junho de 2013.
Resumo
A autora informa que as
TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação inicialmente tinham como única
função, agilizar o controle e a gestão técnica dentro da organização escolar e
posteriormente, começaram a participar da dinâmica da sala de aula, mas sem
real integração às atividades. Apesar disso, essas atividades contribuíram,
segundo a autora, para expandir o acesso à informação atualizada e criação de
comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação e promovam novas
relações, ultrapassando os muros escolares e favorecendo mudanças em seu
interior.
Destaca que as mudanças
futuras não podem ser catalizadas por meio das TIC,nem por métodos e
estratégias de ensino ou gestão se não há superação dos desafios do presente.
Evidencia a importância
de se criar comunidades colaborativas que privilegiem a criação de redes de
conhecimentos através do intercâmbio e qualidade da interação e leve o educador
a identificar, analisar e buscar soluções e alternativas às problemáticas em
sua atuação, na escola, no sistema educacional e na sociedade.
Prioriza a importância
de desconstruir a dicotomia entre pedagógico e o técnico-administrativo e enfatizar
o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e o desenvolvimento do projeto
político-pedagógico e a formação do dirigente da escola de maneira colaborativa
e integrada com as TIC no processo de ensino e aprendizagem de maneira
presencial e utilizando AVA- ambiente virtual de aprendizagem e cita o trabalho
realizado nessa formação pelo ProInfo/MEC.
Pontos
importantes
"As tecnologias de
informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para
informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a
gestão técnica(...)"(p 1)
"(...)o uso das
TIC na escola(...)contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, (...)para
promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação;
permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos
materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola(...)o que
poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior." (p.1)
“(...) não adianta preparar os alunos para o
amanhã que não se conhece, se o presente, por si mesmo, constitui um grande
desafio a ser superado”.( p 2)
"(...)com o
domínio dos recursos tecnológicos e com a prática pedagógica com as TIC, o
educador terá a oportunidade de identificar e analisar as problemáticas
envolvidas em sua atuação, na sua escola, no sistema educacional e na
sociedade, bem como participar de comunidades que buscam encontrar alternativas
para superar tais problemáticas com base em novos paradigmas e metodologias(...)"(
p.2)
"(...)as TIC podem
ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores
da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações;
a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios
para a tomada de decisões; a realização de atividades colaborativas, cujas
produções permitam enfrentar os problemas da realidade; o desenvolvimento de
projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica; a
representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva
aprendizagem."( p.3)
"(...)o Programa
Nacional de Informática na Educação - (ProInfo), desenvolve um amplo programa
de formação baseado em concepções sócio-construtivistas de ensino, aprendizagem
e conhecimento, que englobam cursos, presenciais e a distância, de
especialização lato sensu e formação continuada para preparar
professores-multiplicadores, que assumem a formação de professores das escolas."(p.3)
"A superação da
dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, instalada na cultura
escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em
equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto
político-pedagógico da escola(...)" (p. 4)
"A incorporação
das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em
que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do
trabalho em realização(...)o sucesso desta incorporação está diretamente relacionado
com a mobilização de todo o pessoal escolar(...)" ( p 4)
(...)o papel do gestor
não é apenas o de prover condições para o uso efetivo das TIC em sala de aula,
e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa
do sistema tecnológico e informacional." (p. 5)
"(...)redes colaborativas de aprendizagem, permitem aos
participantes trocar informações e respectivas experiências(...) (p.6)
3)
Comentários(parecer e crítica):
Concordo quando Almeida
destaque que os computadores contribuem para expandir o acesso à informação.
Essa TIC deve auxiliar na agilização da comunicação dentro e fora da
organização escolar, de modo a promover uma rede colaborativa que crie momentos de
reflexão e interligação entre a área administrativa e pedagógica e entre
gestores, docentes, discentes e demais membros da comunidade escolar.
Dessa maneira, o domínio tecnológico das TIC dentro da
organização escolar, deve promover identificação e análise de problemáticas que
envolvam a atuação docente, da organização, do sistema educacional e social de
maneira a buscar soluções alternativas que possibilitem melhorias
significativas no contexto escolar.
O primeiro passo para a
apropriação do computador de maneira a promover o aprendizado e não o ensino, é admitir que não se domina a TIC e procurar
auxílio junto aqueles que as compreendem. Como exemplo, cito o quadro digital
que foi introduzido na escola que atuo. Tentamos
compreendê-lo sem sucesso (como
instalar?); o gestor buscou junto ao NTE,
profissionais que tinham domínio dessa TIC e os mesmos foram até nossa escola,
instalaram e deram uma pequena palestra de como utilizá-lo. Fui uma das
contempladas, pois tenho facilidade em aprender sobre o assunto e gosto de
promover momentos de estudos teóricos e práticos junto ao grupo.
Agora, agendamos
momento para formação de todo o grupo de professores e me prontifiquei a auxiliá-los
no processo. Dessa maneira, essa TIC, bem como a soma com as demais existentes,
sempre entrará pela porta da frente em nossa escola.
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